Lidyane Psicologa

Trilha Especial para Tentantes, Gestantes, Mães e Puérperas

O que é a Psicologia Perinatal?

A psicologia perinatal é um campo da psicologia que se concentra nos estudos do período que envolve a gestação, o parto e o pós-parto. Ela aborda as questões emocionais, psicológicas e sociais que as mulheres, o casal e suas famílias podem enfrentar durante essa fase.

A psicologia perinatal reconhece a importância do apoio emocional e psicológico durante esse tempo, pois as inúmeras mudanças que ocorrem nesse período podem impactar significativamente o bem-estar mental de todos os envolvidos, mãe, pai, casal, o bebê e a família.

O psicólogo perinatal oferece suporte emocional, espaço para acolhimento, escuta e reflexão sobre as mudanças, expectativas, medos e inseguranças que ocorrem antes, durante a gravidez e após o parto, ajuda na gestão do estresse e da ansiedade, trata questões específicas como a depressão pós-parto e oferece aconselhamento em situações de perda gestacional.

Em resumo, a psicologia perinatal busca promover o bem-estar mental e emocional de mulheres e famílias durante o período perinatal, reconhecendo as complexidades únicas desse momento na vida de uma pessoa.

O Bebê e o seu Desenvolvimento

Compreender as fases do desenvolvimento do bebê e da criança, as suas necessidades e o que é próprio de cada fase, pode contribuir para a construção de uma relação com base no apego seguro como exercício da maternidade e paternidade, e como potencialidade para o crescimento saudável e feliz da criança. 

Algumas demandas do Atendimento Psicológico em Perinatalidade e Parentalidade

  • Alterações no desenvolvimento do bebê durante a gestação e no pós parto(síndromes genéticas, e outros)
  • Desenvolvimento saudável do bebê (fortalecer as potências da relação mãe-bebê)
  • Dificuldade ou falta de rede de apoio
  • Famílias na UTI neonatal
  • Gestação de alto risco
  • Gravidez na adolescência
  • Infertilidade
  • Reprodução Assistida
  • Medos e inseguranças referentes ao parto e a maternidade
  • Perda gestacional e Luto Perinatal
  • Prematuridade
  • Pré-natal psicológico: prevenção e cuidado à saúde mental e integral da mãe, do bebê e família.
  • Psicoterapia na gestação, pós-parto e ao longo da experiência com a maternidade.
  • Puerpério e os seus desdobramentos
  • Sexualidade e conjugalidade 
  • Sono, amamentação e desmame
  • Avaliação dos transtornos mentais: depressão perinatal, ansiedade e outros
  • Vinculação com o bebê

O que esperar da Psicoterapia com enfoque na Perinatalidade e Parentalidade

PLANEJAMENTO DA GESTAÇÃO:

Ajudar na compreensão do desejo de ter ou não filhos; na diminuição da ansiedade nas tentantes, apoio no processo da Reprodução Humana Assistida, adoção e infertilidade.

LIDAR COM A MUDANÇA DE PAPÉIS E CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE

Todos são recém-nascidos junto com o bebê. Nasce a mãe, o pai, avós, tios, irmãos.
A mudança repentina do papel de filha para mãe e de filho para pai traz desajustes, inseguranças, desconstrução e construção de novos desejos, prioridades, visão de mundo. Enfim, tudo parece se transformar de repente quando você sai de casa (para partos no hospital) e volta com um bebê, o novo integrante da família.

ACOLHER AS DÚVIDAS E EMOÇÕES

São vários os questionamentos, anseios, dúvidas, ambivalências, incertezas, medos, culpa, raiva e insegurança em torno desse momento na vida da mulher e do homem com a chegada do bebê.
O papel do psicólogo perinatal não é dizer o que cada família deve viver ou fazer, mas promover espaço seguro e acolhedor para que todas as emoções possam emergir auxiliando a gestante, mãe, puérpera e casal a encontrarem recursos internos e externos para lidarem com os conflitos e mudanças na vida de todos. 

CUIDADOS COM O BEBÊ E SEU DESENVOLVIMENTO

A história de uma pessoa se inicia antes mesmo da fecundação.
A gestação é também um período de grande aprendizado para o bebê, e cuidar de todas as circunstâncias, condições e relações que o envolvem é cuidar do seu desenvolvimento desde o início, o que fará parte não apenas da sua biografia, mas do seu desenvolvimento cérebro-mente que se dá na relação mãe-bebê-pai-cuidador.

Quer falar comigo?

Lidyane Mendes

Psicóloga Perinatal da Equipe de Parto Humanizado Trinità.

Especialista em Saúde Mental e Psicologia Junguiana, com cursos e aprofundamento em Psicologia da Perinatalidade (período gestacional) e Parentalidade (envolve as relações entre o bebê e de todos os seus cuidadores), e Psicologia da Infância e do Desenvolvimento.

Todos os direitos reservados